segunda-feira, 12 de março de 2018

Lição 10 –Fruto do Espírito - Domínio próprio

  • Texto – Gênesis 4:1-7; Provérbios 16:32; Gálatas 5:22-23;



Estamos chegando a reta final deste estudo que fala sobre o fruto do Espírito.
Domínio próprio foi umas das virtudes que faltou para Caim, o texto de Gênesis deixa claro que sua reação negativa foi na hora. A falta de domínio de seus impulsos o levou a tomar uma atitude totalmente contrária a vontade de Deus.
Pare e pense um pouco... agimos assim as vezes? Tomamos atitudes sem o autocontrole só porque nossa vontade não foi feita?
No texto de Gênesis 4:7 Deus faz um alerta para Caim, mas ele não quis ouvir. O Pastor Isaltino define o domínio próprio ou autodomínio como ter ou pôr freios em si mesmo.
Parece ser grosseiro, colocar freio igual ao cavalo, porém há uma grande verdade: quando colocamos limites temos mais chance de não errar.

No dia a dia da vida somos colocados à prova em relação a essa virtude; nossos colegas muitas vezes nos incentivam a reagir com agressividade em relação aos outros sobre algumas questões. Faço uma pergunta: você já se desentendeu e foi grosseiro este ano? Faltou domínio ou foi realmente necessária a briga?
E para cada um de nós a cobrança é maior tão somente pelo fato de servimos a Cristo.
Tem faltado para você domínio próprio em sua casa? Olhe para o exemplo que Caim nos deixou; ele não teve nenhum controle.
Agimos assim dentro de nossas igrejas, não temos domínio próprio em alguns momentos e não agimos com mansidão em relação a nós mesmos.
Saber se dominar e vencer-se e aos seus impulsos faz da pessoa alguém realmente forte. A pessoa verdadeiramente forte é aquela que se subjuga a si mesmo e não aos outros” – Pastor Isaltino.

É interessante que essa virtude é uma marca de caráter, e vem do seu interior e dependendo da sua expressão facial é possível ver se você se controla ou não. NÃO ESQUEÇAM DO EXEMPLO DE CAIM.

O Senhor Jesus nos deu exemplos de domínio próprio, vejamos alguns:

  • Mateus 26:37-42;
  • Marcos 14:65;
  • Marcos 15:17-19;

Para concluir, Provérbios 16:32 “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade”.
Aproveite esse dia e faça uma avaliação de suas atitudes para consigo mesmo, peça que o Espírito Santo transforme suas atitudes e coloque suas limitações humanas diante Deus. O desejo de Deus é que você seja frutífero.


Leitura diária:

  • Gênesis 4:1-7;
  • Provérbios 16:32;
  • Gálatas 5:22-23;
  • Mateus 26:37-42;
  • Marcos 14:65;
  • Marcos 15:17-19;

Para memorizar:

Provérbios 16:32

Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos em Obras

Estamos em Obras 2Co 4.8-9,16-5.7 INTRODUÇÃO: Corinto era a capital da Acaia (1Co 16.15; 2Co 9.2); A Grécia anti...